Criar uma Loja Virtual Grátis
As Ordens na Tradição Oriental
As Ordens na Tradição Oriental

DIACONAL

a) Leitor. São aqueles que fazem parte do coro, e principalmente, fazem as leituras, ajudam na celebração.

b) Subdiácono. Normalmente, assistem nos serviços litúrgicos ou administrativos de uma paróquia, bem como auxiliar na manutenção da ordem nas celebrações.

c) Diácono. Este é o grau completo do diaconato. Ministra para o bispo e para os presbíteros na realização dos sacramentos, mas não pode realizá-los.

DIACONISA – Esta função deverá ser exercida pelas viúvas ou mulheres que optaram pelo celibato.

PRESBITERAL

a) Presbítero. Normalmente chamados de padres (sacerdotes), que pela autoridade e bênção de seus bispos, governam pequenas comunidades cristãs, chamadas de "paróquias”.

b) Cura-Epíscopo. Significa "o bispo das aldeias e subúrbios". O delegado do bispo para os subúrbios. Um bom sacerdote pode ser eleito entre os  sacerdotes e ordenado para este ministério. Seu dever é apresentar ao bispo os nomes dos candidatos para o sacerdócio e o diaconato.

c) Arce-diácono. É o confidente de confiança do bispo. É o decano dos sacerdotes. Possui conhecimento dos ritos, serviços, regras e cânones da Igreja. O significado do seu nome  é "o chefe do serviço" e "a cabeça do colégio do clero”. Portanto, todos os sacerdotes, diáconos e subdiáconos seguir suas ordens e obedecê-lo. Ele é o organizador dos serviços eclesiais.

EPISCOPAL

a) Bispo. Possui a plenitude da ordenação sacerdotal, responsável por conceder as Ordens Sagradas. Normalmente, é encarregado da administração de regiões conhecidas como Eparquia.

b) Metropolita. Governa uma província, ou mais de uma diocese.

c) Católicos-Patriarca. O título de exclusividade de Sua Santidade o Patriarca.